Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

MNE Gruta Rei do Mato

PDFImprimirE-mail

logo-rei-do-mato
 
 qrcode-rei-do-mato texto-qrcode 

 

Fotos:

Clique nas imagens para ampliá-las.

 

 DSC6060 faixa branca  DSC5925

faixa branca

 DSC5976
         
Gruta Rei do Mato    DSC5900    DSC6078
         

 

Dados Gerais:

  • Municípios de abrangência: Sete Lagoas.
  • Bioma: Cerrado
  • Área: 141 ha
  • Criação: Lei Estadual n° 18.348,5, de agosto de 2009

 

O Monumento Natural Estadual Gruta do Rei do Mato, uma das cavernas mais visitadas do Brasil, situa-se na região conhecida como Carste de Lagoa Santa. A gruta, que possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo, também está inserida na Rota das Grutas Peter Lund, Programa Turístico do Governo de Minas de criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.

O Carste de Lagoa Santa é uma formação geológica e geomorfológica com rochas sedimentares como calcário e dolomito. As feições superficiais apresentam paredões calcários lineares, maciços rochosos aflorantes ou parcialmente encobertos, lagos associados às dolinas ou em planícies rebaixadas, e canais subterrâneos e sumidouros.

A paisagem é composta de formações remanescentes do cerrado (campos limpos, campos sujos e cerrado stricto) e de mata atlântica (floresta estacional semidecidual). Na flora, as espécies mais encontradas são ipê amarelo, bromélia do cerrado, gonçaleiro, pindaíba-vermelha, peroba-rosa, macaúba, coco-de-quaresma, araticum e mandiocão.

Há duas versões para o curioso nome da caverna. Uma, conta a história de que, em meados dos anos 1930, os moradores teriam avistado um homem alto, loiro, de cabelos e barbas longas que frequentava a floresta e a gruta. Uma outra versão, conta sobre um homem diferente, magro, moreno, de cabelos curtos, conhecido como Milito Pato, que teria habitado no primeiro salão da gruta. Em ambos os casos, o personagem da história teria sido apelidado de o “rei do mato”.

A partir de 1840, surgiram os primeiros registros de explorações e de estudos nas cavernas da região, realizados pelo dinamarquês Peter W. Lund. O primeiro mapeamento documentado da Gruta Rei do Mato foi feito pela Sociedade Excursionista e Espeleológica em 1973. Só em 2009, porém, a área foi alçada a monumento natural.

 

Infraestrutura

O MNGRM possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • A gruta é equipada com iluminação artificial e estruturas de passarelas;
  • Receptivo turístico com: bilheteria, lanchonete e loja de artesanato (fechadas, em processo de licitação), banheiros, sala de exposição permanente e auditório com 114 lugares;
  • Sede administrativa e vestiários para funcionários;
  • Estacionamento com capacidade para 200 veículos;

Horário de Funcionamento

A visitação acontece todos os dias, das 8:30h às 17h, sendo a última saída para a Gruta Rei do Mato as 16h. Nosso atendimento está acontecendo todos os dias com saída a cada hora do dia. As visitas são obrigatoriamente guiadas pelos monitores do MNE Gruta Rei do Mato, inclusive as para pesquisa.

 

Como Chegar

Partindo de Belo Horizonte, seguir pela BR-040 sentido Brasília por 70Km. Logo após a primeira entrada para Sete Lagoas, fazer o retorno no trevo. A entrada do Monumento está na pista sentido Belo Horizonte, logo depois do retorno.

localizador Localização

Contatos e Endereço

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefone: (31) 99669-3886 – WhatsApp também!

Endereço: BR 040, Km 472, Trevo de entrada de Sete Lagoas, Bairro Universitários, Sete Lagoas, MG.

 

Ingressos e Tarifas

Pagamento: aceitamos cartões de crédito, débito e dinheiro

O valor cobrado para a entrada na UC é R$25,00.

Auditório para 114 pessoas é alugado por R$600,00/dia.

 

Atrativos e Atividades

Gruta Rei do Mato

A Gruta Rei do Mato possui 998 metros de extensão, dos quais 220 metros estão abertos à visitação, é considerada uma das mais belas grutas do país e considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. A Gruta Rei do Mato é, indubitavelmente, uma cavidade natural subterrânea de grau de relevância máxima, por possuir espeleotemas raros e por abrigar relevantes vestígios arqueológicos e paleontológicos. O significativo volume dos seus condutos e salões, associado à presença de conjuntos de espeleotemas de grande beleza cênica, fazem de Rei do Mato uma das cavernas mais visitadas do estado de Minas Gerais e também do Brasil. Há duas décadas a Gruta vem sendo explorada do ponto de vista turístico tanto pelos raros espeleotemas como pelos importantes vestígios de ocupação humana pré-colonial.

Grutinha

Constitui um sítio arqueológico, com pinturas rupestres, localizada 50 metros abaixo da entrada da Rei do Mato.

 

Orientações

  • A idade mínima para a entrada é 6 anos;
  • Para visitar a gruta com segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados;
  • Para visita de grupos acima de dez pessoas é necessário agendamento prévio;
  • Grupos devem ter, no máximo, 20 pessoas.

Para mais informações sobre a visitação, veja a Portaria IEF n°152/2013 que dispõe sobre o regulamento interno de visitação.

 

Mapas

Os mapas do plano de manejo estão disponíveis aqui.

 

Plano de Manejo e Conselho

O plano de manejo da unidade de conservação está disponível na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de meio Ambiente (SISEMA).
A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.

 

Mídias Sociais

facebook  @grutareidomato

instagram @grutareidomato

twitter @mnegrm

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades