Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Plano de Manejo - P.E. do Rio Doce

PDFImprimirE-mail

O plano de manejo é definido como um projeto dinâmico que determina o zoneamento de uma unidade de conservação, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo o seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades.

A revisão do plano de manejo vigente foi aprovada em outubro de 2023, durante a 90ª Reunião Ordinária da Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB), do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e homologada pela Portaria n.º 88 de 13 e novembro de 2023.

Todo o processo de revisão do Plano de Manejo do PE do Rio Doce seguiu o Roteiro Metodológico do ICMBio, que considera a participação social como requisito para a elaboração de Planos de Manejo, com previsão de realização de Oficina Participativa para construção do conteúdo do documento técnico.

A revisão do Plano era uma reivindicação das comunidades do entorno e da própria gestão do Parque, e foi viabilizada por meio do Termo de Parceria nº 51/2021, para Apoio às Ações de Consolidação do Parque Estadual do Rio Doce, firmado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Ekos Brasil.

Consta do novo Plano de Manejo a revisão da Zona de Amortecimento do PERD, que está disponível como Mapa (tema administrativo) ou como polígono georreferenciado na IDE SISEMA: https://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/webgis.

Para acesso pela IDE SISEMA basta ativar a camada referente à pasta “Restrição Ambiental” e sub-pasta “Zonas de Amortecimento de Unidades de Conservação (IEF)”.

Em caso de dúvidas ou outras questões relacionadas ao plano de manejo, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Clique nos links abaixo para fazer o download dos arquivos.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades