IEF realiza plantio de mudas e revitaliza praça em Lima Duarte, na Zona da Mata

Um dos pontos turísticos de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, a praça da Igreja São José foi revitalizada com o plantio de mudas, em iniciativa do Projeto Moleque no Viveiro. A ação aconteceu por meio de parceria da Agência de Florestas e Biodiversidade (Aflobio) do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com a prefeitura do município.

Moradores da comunidade São José dos Lopes foram instruídos pelos técnicos e, ao todo, plantaram 62 mudas. “Uma série de plantas ornamentais, como azaleias, palmeirinhas e algumas plantas arbustivas também”, explicou o gerente do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira, Tales Fonseca, idealizador do Moleque no Viveiro.

Ele contou que a população foi orientada sobre os processos de plantio para a execução do projeto. “É um processo de educação ambiental prático. A gente orienta e eles fazem. É ver, ouvir e fazer”, disse. A escolha da praça se deu pelo centenário da Igreja São José, completado neste ano. “O resultado foi uma praça mais bela, agradável, e isso com a participação da comunidade”, frisa.

Foto: Tales Fonseca/ IEF
WhatsApp Image 2019-11-07 at 13.08.24

Além da atuação junto às comunidades, o Moleque no Viveiro também está presente em escolas de municípios da Zona da Mata, garante Fonseca. “A gente levanta temas ambientais locais, regionais, nacionais, mundiais e os motivamos a fazer trabalhos ambientais como diagnósticos de nascentes e arborização urbana”.

O Moleque no Viveiro nasceu em 1996 em Teófilo Otoni. Atualmente as ações do projeto estão concentradas na Zona da Mata, sob a responsabilidade de Tales Fonseca. Para o fim deste mês há a expectativa de uma força-tarefa para recuperação de área de Mata Atlântica degradada em Lima Duarte.

Simon Nascimento