Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Mata do Limoeiro

PDFImprimirE-mail

 

LOGO MATA DO LIMOEIRO  faixa branca  QR CODE MATA DO LIMOEIRO  texto-qrcode

 

Fotos

Clique nas imagens para ampliá-las.

 

Amanhecer  faixa branca Cachoeira do Derrubado  faixa branca Portaria
Amanhecer   Cachoeira do Derrubado   Portaria
Ribeirão 3  faixa branca Foto - 05 -  PE Limoeiro - Gruta do Limoeiro 8 faixa branca   DSC4501
Ribeirão    Gruta do Limoeiro   Atrativos

 

Dados Gerais

  • Municípios de abrangência: Itabira (Distrito de Ipoema).
  • Bioma: Mata Atlântica e Cerrado
  • Área:
  • Criação: Decreto 45.566, 22 de março de 2011

 

O nome da unidade remete à Fazenda do Limoeiro, originalmente na área do parque, e que hoje não existe mais. Na região, podem ser observados fragmentos de mata Atlântica e do cerrado, o que lhe confere grande diversidade biológica. Já foram identificadas na área pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: a samambaiaçu, a braúna-preta e o jacarandá-caviúna (uma das mais valorizadas madeiras brasileiras.

Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras, como o rato do mato e o gambá-de-orelha-branca, presentes somente em áreas de Mata Atlântica, além de outras de importância para conservação.

Localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema, o Parque foi oficialmente aberto à visitação no final de 2013 e, desde então, sua visitação tem sido crescente, acompanhada da diversificação de seus atrativos. A região está localizada na serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

 

Infraestrutura

O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Portaria;
  • Trilhas estruturadas e sinalizadas;
  • Sede administrativa e Centro de visitantes;

 

Horário de funcionamento

A visitação acontece todos os dias da semana de 8h às 17h.

 

Como chegar

A partir de Belo Horizonte, seguir a BR-381, sentido João Monlevade, até o acesso ao município de Bom Jesus do Amparo. Percorrer aproximadamente 6 km até a sede do município, onde se encontram placas indicativas com a direção de saída para o distrito de Ipoema. Atualmente, o acesso ao distrito é feito em estrada pavimentada com extensão aproximada de 13 km.

localizador Localização

 

Contatos e Endereço

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: (31) 38392829. Endereço: Fazenda Santa Rosa, Distrito de Ipoema, Município de Itabira, Minas Gerais, CEP: 35.905-000.

 

Ingressos e Tarifas

Valor do Ingresso: R$12,00.

As normas e valores para uso e visitação podem ser consultadas aqui.

 

Atrativos e Atividades

O Parque possui diversos atrativos e trilhas:

Cachoeira do Derrubado (60min): A cachoeira conta com uma queda d’água imponente, com altura de mais de 40 m, e um grande poço, propício para banho em épocas secas. Na parte baixa, é possível cruzar o córrego do Macuco em direção à comunidade do Cedro. A cachoeira está situada a 4,5 km de distância da sede do Parque.

Cachoeira do Paredão (45min): São três corredeiras e poços propícios para banho, principalmente em períodos secos, uma vez que em períodos de chuva o local fica perigoso por causa do aumento do volume de água. Está situada a 3,3 km de distância da sede do Parque.

Cascata do Limoeiro (50min): Pequenas quedas d’água e poços propícios para banho compõem o local, que os moradores chamam de “coração da mata do Limoeiro”. Está situada a 3,5 km de distância da sede do Parque.

Circuito Limoeiro Bike (45min): Dentro dos limites do parque há uma trilha para ciclistas pela qual é possível passar próximo à Cachoeira do Paredão e à Cascata do Limoeiro. Durante o percurso, encontram-se pequenas corredeiras e obstáculos naturais. Sua extensão gira em torno de 8 km. Grau de dificuldade: médio.

Gruta do Limoeiro: A gruta é abrigo para mamíferos de porte elevado e local de habitação para mamíferos voadores (morcegos). No local, é comum ver registros de pegadas de animais que utilizam o espaço. A visitação só é permitida com autorização da gerência do Parque e com acompanhamento de guia. Está situada a 4,8 km de distância da sede do Parque.

Lagoa do Limoeiro (25min): Área circundada por fragmentos de florestas. Possui um pequeno curso de água com corredeiras e flora sobre o lençol d’água. A extensão da lagoa é de 30 m. Está situada a 6 km de distância da sede do Parque.

Trilha dos Sentidos: A Trilha dos Sentidos desperta as sensações e sensibiliza sobre a importância dos sentidos, do equilíbrio e de um contato mais intimista com o meio ambiente. Ela é conduzida pela equipe de funcionários do Parque com o visitante com os olhos vendados e seguindo uma corda. A trilha proporciona momentos de muitas sensações e emoções que leva o visitante a pensar seus hábitos e valores dando ênfase às suas responsabilidades através de uma reflexão coletiva e individual.

É necessário agendamento prévio de cinco dias uteis para sua realização.

 

Orientações

O Parque possui importantes projetos como o Ecofolia, o Natal em Comunidades, a Volta da Mata do Limoeiro e o Cinema com as comunidades, além de ações pontuais de Educação Ambiental que engrandecem essa unidade de conservação e atraem visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

Hospedagens: O Parque possui alojamentos para atendimento exclusivo de pesquisadores e apoiadores voluntários do Parque.

O município de Itabira possui infraestrura para hospedagem, com destaque para as pousadas no distrito de Ipoema, com mais de 300 leitos. Ipoema é conhecida pelo Museu do Tropeiro e das grandes belezas naturais.

Para mais informações sobre o Regulamento interno de visitação clique no link.

 

Mapas e Trilhas

Os mapas do plano de manejo estão disponíveis aqui.

 

Plano de Manejo e Conselho

O plano de manejo do Parque Estadual Mata do Limoeiro está disponível na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de meio Ambiente (SISEMA).

A unidade possui Conselho Consultivo. Mais informações clique aqui.

 

Mídias Sociais

facebook ParqueEstadualMataDoLimoeiro

instagram @parque_do_limoeiro

 

Livro

Olhares sobre o Parque Estadual Mata do Limoeiro

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades