Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Herbário do Parque Estadual Rio Doce

PDFImprimirE-mail

O Herbário PERD está localizado no Parque Estadual do Rio Doce, Unidade de Conservação que abriga o maior remanescente de Mata Atlântica de Minas Gerais e que predominantemente é composto por Floresta Estacional Semidecidual, além disso, engloba um sistema lacustre que inclui 42 lagoas.  Esse conjunto de características onde se visualiza a junção de sua formação florestal com seus recursos hídricos cria um ambiente peculiar para a ocorrência de organismos da flora terrestre e aquática.

Foi fundado na década de 1980 e possui como missão a documentação da flora do Parque Estadual do Rio Doce e de suas áreas adjacentes. A coleção abriga táxons provenientes de áreas florestais e de ambientes úmidos. A maior parte do acervo está associada a exemplares de angiospermas, principalmente das famílias Fabaceae (Leguminosae) e Bignoniaceae. Além disso, conta com registros importantes de espécies de macrófitas aquáticas, provenientes do Sistema Lacustre do Vale do Rio Doce. Importante ressaltar que grande parte desses materiais são referentes a coletas conduzidas dentro da Unidade de Conservação.

O Herbário se dispõe a incorporar em seu acervo representantes da flora regional, seguindo os seguintes critérios:

1. Espécimes provenientes da flora do PERD;

2. Espécimes provenientes dos munícipios da zona de amortecimento do PERD;

3. Espécimes provenientes de municípios localizados dentro do buffer de 50 Km do perímetro do PERD e que estão situados dentro de áreas prioritárias para a conservação; e

4. Espécimes provenientes de municípios localizados dentro do buffer de 50 Km e que não estão situados em áreas prioritárias para a conservação.

As figuras 1 e 2 ilustram a abrangência regional do herbário:

01

Figura 1. Abrangência regional de recebimento de materiais botânicos para o herbário do PERD

 

02

Figura 2. Municípios por prioridade de recebimento de materiais botânicos

 

A coleção apresenta potencial para subsidiar atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de visitas didáticas e científicas; documentação de material botânico a ser utilizado em pesquisas e suporte a pesquisadoras e pesquisadores que conduzam projetos na Unidade de Conservação com temas associados à sua diversidade vegetal. Conforme pode ser visto, além de representar a flora da UC, poderá abrigar, também, espécimes provenientes de 60 municípios próximos ao Parque.

O Herbário PERD é integrante da Rede Brasileira de Herbários e se encontra em processo de informatização com a utilização do programa Jabot, sendo que os espécimes informatizados estão disponibilizados na Rede SpeciesLink, no site da plataforma CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental). A coleção também faz parte do projeto Herbário Virtual da Flora e dos Fungos – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), subsidiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atualmente o Herbário PERD tem sido conduzido e reestruturado a partir da atuação conjunta do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Ekos Brasil por meio do termo de parceria Nº 51/2021 celebrado com o objetivo de apoiar ações para a consolidação do Parque Estadual do Rio Doce e que possui vigência até dezembro de 2025.

Além da sala do Acervo, com armários de aço, o Herbário possui uma antessala com infraestrutura para análise morfológica; uma sala para processamento de imagens; uma sala para gestão de pesquisa e um espaço para herborização e preparação dos materiais a serem incorporados à coleção.

  • Curador: Biólogo Vitor Baptista de Oliveira – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Vice-Curador: Dr. Marco Otávio Pivari - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Coordenador da Área Temática de Pesquisa do Termo de Parceria 51/2021: Dr. Lucas Milani Rodrigues - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Gerente Técnica do Termo de Parceria 51/2021: Ma. Maria Cecília Wey de Brito - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Gerente Parque Estadual do Rio Doce: Me. Vinícius de Assis Moreira - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Endereço: LMG 760, Km 20, Santa Rita, Marliéria – Minas Gerais, 35.185-000

 

 

 

 

 

 

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades