Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Herbário do Parque Estadual Rio Doce

PDFImprimirE-mail

 

O Herbário PERD localiza-se no Parque Estadual do Rio Doce, Unidade de Conservação que abrange o maior remanescente de Mata Atlântica de Minas Gerais, fitofisionomicamente caracterizado como Floresta Estadual Semidecidual.  A mesma região, ao leste do estado, também reúne cerca de cento e cinqüenta lagoas originadas no período Quaternário, as quais constituem o terceiro maior sistema lacustre do Brasil. Algumas delas estão em áreas protegidas por esse Parque, que juntamente com a formação florestal, criam um ambiente peculiar para a ocorrência de organismos da flora terrestre e aquática.

O Herbário PERD possui registros tanto de espécies de áreas florestais, no geral arbóreas, quanto de ambientes úmidos, incluindo macrófitas aquáticas e elementos típicos de brejos. A coleção possui cerca de 2000 exemplares e é composta principalmente por coletas provenientes de trabalhos realizados no Parque Estadual do Rio Doce, com destaque para macrófitas aquáticas e para as famílias Bignoniaceae e Fabaceae (Leguminosae).

O Herbário do Parque Estadual do Rio Doce atualmente encontra-se informatizado através do programa BRAHMS (futuramente disponível para consultas on-line) e é integrante da Rede Brasileira de Herbários. Aceita doações de material botânico, sobretudo coletas realizadas no PERD, e está disponível para programas de permutas com instituições interessadas.
E-mail para contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Profissionais envolvidos:
· Curador: Marco Otávio Dias Pivari.
· Responsável técnico: Kamylla Kellen Silva Vasconcelos
· Colaboradores: Flavio Magalhães Costa, Vitor Baptista de Oliveira e Filipe Soares de Souza.

Programa de estágio:
Manejo e técnicas de coleções botânicas.
Público alvo: alunos de graduação.

Projetos em andamento:

Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)

Sistema Integrado de Informação sobre Biodiversidade do Estado de Minas Gerais - Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA).

 

Exemplo de exsicata tombada no acervo do Herbário PERD.

dsc00736 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades