Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Projeto de Proteção da Mata Atlântica em Minas Gerais - Promata

PDFImprimirE-mail

O objetivo do Projeto de Proteção da Mata Atlântica em Minas Gerais (Promata) é apoiar o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) na proteção, recuperação e no uso sustentável na região da Mata Atlântica em Minas Gerais. Minas é o estado brasileiro que possui a maior área coberta por Mata Atlântica no Brasil, com 2,78 milhões de hectares. O Promata atinge 95% dessa área, atuando nas regiões do Alto Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Centro-Sul e Sul do Estado.

O trabalho começou em 2003 e é implementado pelo IEF. O projeto é resultado do acordo de cooperação financeira internacional firmada entre os governos mineiro e alemão através do Kreditanstalt für Wiederaufbau (Banco Alemão de Desenvolvimento - KfW). O banco é parceiro do Brasil há 44 anos, apoiando projetos de desenvolvimento rural, eletrificação e proteção do meio ambiente.

O Promata atua em uma área total de 140 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 25% do território mineiro. Essa área abrange 429 municípios.
Quatro grandes áreas de atuação constituem os pilares do Promata. São elas o fortalecimento das unidades de conservação na área do projeto; o monitoramento, controle e fiscalização da cobertura vegetal; prevenção e combate a incêndios florestais; e o incentivo à recuperação e conservação de áreas no entorno das unidades de conservação.

Dentre os objetivos perseguidos, inclui-se o apoio ao IEF no fomento a ações visando o desenvolvimento sustentável no entorno das unidades de conservação e a formação de corredores ecológicos entre as áreas de florestas remanescentes, especialmente no entorno dos Parques Estaduais do Itacolomi, Rio Doce, Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio. 

Em sua primeira etapa, o Promata recebeu do KfW recursos de 7,6 milhões de euros, não reembolsáveis, para os primeiros quatro anos do projeto, entre 2004 e 2007. O governo de Minas investiu 7,3 milhões de euros como contrapartida. Os investimentos foram realizados nas áreas de monitoramento, controle, fiscalização, prevenção a incêndios florestais, e fomento à recuperação da mata nativa, bem como na construção e reforma de infra-estrutura de proteção e uso público das unidades de conservação, na aquisição de móveis  e equipamentos e na melhoria da gestão destas UCs. 

A Fase 2 do Promata está prevista para o período de 2009 a 2012, quando o programa deve receber cerca de 15 milhões de euros, sendo oito milhões provenientes do KfW  e sete milhões do governo de Minas. O Promata terá suas ações de proteção ampliadas para 22 unidades de conservação e seus entornos.

Veja mais informações no site do Promata MG

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades